A Verdade Sobre a Desmotivação

Na maioria das vezes começamos super motivados mas, a dado momento, parece que começamos a perder energia sem explicação aparente e passamos a sentir nos desmotivados.

Imagino que te identifiques com isto. 

Começamos a procrastinar, a duvidar de nós e das nossas capacidades e, também, a questionar tudo o que estamos a fazer. Somos, por vezes, híper críticos, vestimos a capa de perfeccionistas e a concentração parece que vai morar em outro planeta.

A razão para que isto aconteça reside na forma como o nosso cérebro funciona. 

A forma como tu te sentes influencia diretamente os teus pensamentos e esses pensamentos vão criar sentimentos. São estes sentimentos que fazem o nosso corpo entrar, ou não, em ação.

Exemplo: Se tu estiveres a sentir-te confiante, isso vai promover pensamentos positivos como “ Eu consigo!”, “ Eu sou capaz”, “Eu tenho tudo o que preciso para alcançar os meus objetivos”. 

Este pensamento vai impulsionar-te a entrar em ação.

Em contrapartida, se estiveres a sentir-te inseguro, vais ser atacado por pensamentos como: “ Eu não sou capaz”, “Isto vai além das minhas capacidades”, “Existem pessoas mais qualificadas do que eu”. 

Automaticamente, tu vais ter mais resistência e menos vontade de entrar em ação, vais começar a procrastinar, adiar e evitar aquilo que precisas fazer.

Por isso, a forma como tu te sentes influencia aquilo que fazes.  

Simplificando: sentimento gera pensamento que gera ação.

Assim, é fundamental trabalharmos no nosso mindset de forma a gerar pensamentos que nos potenciem e mudem a forma como interpretamos o que estamos a sentir.