A Verdade Sobre o Multitasking

Os últimos estudos indicam que não fazemos multitasking mas sim switch tasking, ou seja, realizamos diferentes tarefas que não estão diretamente relacionadas entre si. 

Eu sei, durante muitos anos acreditamos que ter esta “capacidade” significava que éramos pessoas mais evoluídas e capacitadas. 

Quem é que já não se gabou, em algum momento da sua vida, de ser  capaz de estar atento aquilo que nos estão a dizer e em simultâneo estar a jogar no telemóvel ou a fazer scroll numa rede social?!

Em bom rigor, somos de facto capazes de o fazer, agora com que qualidade…é que fica mais desafiante dizer!

Se ao leres este artigo ainda pensas que mudar de tarefas rapidamente é sinal de ser mais produtivo e eficiente, deixa-me dizer-te que estás enganado!

Justificação: de cada vez que alternamos entre diferentes tarefas cognitivas podemos perder até 40% de nossa produtividade, pois diferentes atividades requerem diferentes zonas do cérebro. Este processo eleva o nosso nível de fadiga mental, logo diminui a nossa eficiência.

Solução: Organiza blocos na tua agenda com as tarefas que tens que executar ao longo do dia contemplando um intervalo de 10 minutos entre as tarefas para para fazeres uma transição cognitiva adequada.